segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

A ORIGEM DAS COMUNIDADES TERAPÊUTICAS


A origem das Comunidades Terapêuticas

*Conceição Cinti

Falando em comunidade terapêutica vale lembra que foram as instituições sem fins lucrativos as pioneiras no atendimento ao dependente de substâncias psicoativas. A primeira comunidade terapêutica no Brasil exclusivamente para o tratamento de dependentes foi o Movimento Jovens Livres, fundado pela Missionária Presbiteriana Ana Maria Brasil em 1968 em Goiânia- GO. O movimento evangélico de assistência ao dependente de substâncias psicoativas, no Brasil, teve grande influência do Reverendo David Wilkerson, que no início da década de 50 fundou, nos Estados Unidos, a Comunidade Teen Challenge (Desafio Jovem). Essa experiência bem-sucedida foi conhecida através do livro “A cruz e o Punhal”, um best-seller traduzido para várias línguas do mundo, e um aclamado filme:



Trecho do Filme a Cruz e o Punhal, Filme muito bom que conta a história de um Pastor que na vida real pregou para as duas mais perigosas gangs e viciados e os ganhou com poder da Palavra em Nome do Senhor Jesus.
assista este filme completo online no www.preparatuaalma.com


E posteriormente a vinda de David Wilson ao Brasil em outubro de 1972, influenciou sobremaneira na abertura de centenas de Comunidades Terapêuticas em todo o território nacional. Da mesma forma o movimento católico de assistência ao dependente de substâncias psicoativas, no Brasil, teve seu início com os trabalhos desenvolvidos pelo Padre Aroldo J. Rham a partir de 1978, quando fundou a Fazenda Senhor Jesus e também influenciou a abertura de centenas de Comunidades Terapêuticas em todo o território nacional (Chaves, 2007). A título de sugestão, para quem deseja entender melhor o trabalho de Restauração de Vidas e acompanhar a trajetória da primeira Comunidade Terapêutica do mundo que ainda hoje tem sua sede ativa e espalhou essa bênção por mais 70 países, segue alguns links para facilitar a busca pelas pessoas menos familiarizadas com os avanços da informática. Se você desejar conhecer também a história da primeira Comunidade Terapêutica do Brasil poderá encontrar relatos no livro de Chaves, 2007. O saudoso e pioneiro mundial em Restauração de Vidas Pastor David Wilkerson, faleceu em abriu de 2011 deixando um legado precioso de amor ao próximo e a prova concreta de que a Restauração de Vidas é difícil, porém possível.




Através do Google é possível TR acesso a desde o início a trajetória de pioneiro da em Restauração de Vidas. Para seu maior conforto um link que lhe permitirá acesso a vitoriosa trajetória na Wikipédia:


Vídeo mostra Nick Cruz jovem, quando era presidente da Gang mais perigosa de NY, e foi restaurado pelo poder de Deus, através dos ensinamentos do Pastor David Wilkerson:


Conversão de Nicky Cruz através - David Wilkerson


Veja vídeos sobre a trajetória de NickCruz:
* Conceição Cinti - Advogada. Educadora. Especialista em dependentes de substâncias psicoativas. Com experiência de mais de 27 anos no tratamento de dependentes.

3 comentários:

  1. Interessante as informacoes, agradeco pelo post, vou assistir o filme, abs

    ResponderExcluir
  2. Essas informções foi fundamental pra elabor o meu artigo.

    ResponderExcluir
  3. Colaborando com seu artigo, coloco abaixo a verdadeira cronologia históricas das Comunidade Terapêuticas no Brasil:
    - 1969 - Goiânia/GO - Movimento Jovens Livres - Fundadora - Ana Maria Brasil (Missionária Presbiterian);
    - 1971 - Niterói/RJ - Comunidade Cristã S8 - Fundador - Pr.Presbiteriano Jeremias Fontes;
    - 1972 - Bauru/SP - Esquadrão da Vida de Bauru - Fundador - Edmundo Muniz Chaves;
    1972 - Belo Horizonte/MG - Desafio Jovem Penial - Fundador - Pr. Batista Reuel Feitosa;
    1972 - Brasília/DF - Desafio Jovem de Brasília - Fundador - Pr. Presbiteriano Galdino Moreira Filho,
    1975 - Maringá/Pr - MOLIVE - Movimento para Libertação de Vidas - Fundador - Pr. Presbiteriano Nilton Tuler;
    1975 - Rio Claro/SP - Desafio Jovem de Rio Claro -Fundadora Missionária Presbiteriana Vera Lúcia Silva;
    1977 - Curitiba/Pr - CRENVI Casa de Recuperação Nova Vida - Fundador Pr. Presbiteriano Lori Massolin;
    1978 - Campinas/SP - Fazenda do Senhor Jesus - Fundador - Padre Haroldo Rahn.

    ResponderExcluir