quinta-feira, 1 de março de 2012

COMUNIDADE TERAPÊUTICA: SUA IMPORTÂNCIA NO ATENDIMENTO A DEPENDENTES EM SPA.

Foto: COMUNIDADE TERAPÊUTICA ESQUADRÃO DA VIDA



Comunidade Terapêutica: sua importância no atendimento a dependentes em SPA. 

Parte I 

*Conceição Cinti


Em artigo anterior falamos sobre a importância das comunidades terapêuticas no enfrentamento das drogas no país, por ter sido as comunidades terapêuticas, as pioneiras no atendimento aos dependentes em SPA. Desde a década de 70, até os dias atuais, houve uma implosão na criação de comunidades terapêuticas no Brasil afora. 
Da ausência do estado no atendimento antes da criação dos Centros de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas (CAPSaD) e também depois da implantação destes, as CT, foram históricamente e até hoje o segmento que mais oferece tratamento psicossocial a dependentes de SPA. Ou seja, as entidades do terceiro setor que atuam na prevenção, tratamento e reinserção social de pessoas dependentes de substâncias psicoativas são responsáveis hoje por 90% do atendimento de pessoas dependentes em SPA no Brasil. (Site www.forum3sdrogas.org.br.). 

O que denominamos Comunidade terapêutica? 

As comunidades terapêuticas são serviços de atenção a pessoas com transtornos decorrentes do uso e abuso de substâncias psicoativas (SPA), em regime de residência ou outros vínculos de um ou dois turnos, segundo modelo psicossocial. Este, por sua vez, corresponde os serviços de atendimento alternativos ao hospitalar e ao ambulatorial convencional, como foco na área psicológica e social da pessoa, e no atendimento multidisciplinar. 



*Conceição Cinti, advogada e especialista em tratamento de jovens drogados. Visite o blog de Conceição Cinti:
http://educacaorestaurativa.blogspot.com/




Nenhum comentário:

Postar um comentário