domingo, 18 de novembro de 2012

Comprometimento é preciso!




Essa imagem que eu compartilho foi postada no site www.avantebrasil.com.br ilustrando uma ilação de uma lição de Goethe, escrita em 1820 e usada brilhantemente pelo jurista Luiz Flávio Gomes, mas caiu como luva para a situação vivida pelo Brasil e em especial por São Paulo nesses últimos 60 dias.

A imagem apesar dos traços próprios dos desenhos infantis ainda assim consegue nos impactar, nos remeter imediatamente para a grande necessidade de um Pacto Social Nacional, urgentíssimo entre o Poder Publico e a Sociedade Civil, como a única forma de resolvermos o problema da violência e mortes, que tem nos deixado bem aquém da Segurança Pública experimentada pelos países democráticos e desenvolvidos.

Imagem Fortíssima! Que sugere solidariedade, mobilização nacional, e a imprescindível blindagem do país pelo Poder Público, representados pela Polícia federal, Polícia Militar e Civil  apoiada pela Sociedade Civil em parceria com  mídia, poderes econômico e político, todos posicionados tal qual muralhas para evitarmos essa matança generalizada que temos assistido impotentes, onde pessoas inocentes têm sido executadas sem nenhuma chance de defesa.

No Brasil estamos vivendo situação semelhante à de uma guerra civil não declarada, como se isso fosse algo normal. E nos últimos dois meses a cidade de São Paulo, considerada “Carro Chefe da Nação” tem sido o palco do maior confronto dessa guerra. Eu diria que vivemos momentos que exigem muita cautela porque São Paulo confrontado é o mesmo que desafiar a soberania do Brasil. Fato inaceitável.

Pactos, alianças, parcerias, solidariedade são estilos inerentes à democracia, a civilidade, ao respeito ao direito à vida e aos direitos fundamentais das pessoas.

Há momentos na vida de um país em que os governos em todos os níveis precisam se alinhar para enfrentar uma situação e esse fato não significa em nenhuma hipótese demonstração de fraqueza ou perda da soberania, muito pelo contrário é uma demonstração de unidade de um país onde todos somarão e cada um dará sua contribuição para solução de um problema que é de ordem nacional como é o caso da violência generalizada e dos números inaceitáveis de mortes.

Responsabilidade compartilhada somente trará ganhos para o país. Todavia precedendo um pacto há de haver a vontade política. É a vontade política que vai determinar o êxito ou o fracasso do pacto combinado.

O comprometimento definitivo é de fato uma ação poderosíssima que interfere diretamente e é capaz de decidir nosso destino (já disse Goethe, em 1820).

A vontade política é que vai demonstrar a veracidade e o grau do comprometimento para resolução de um determinado problema ou de uma situação.

A vontade política externada de forma transparente a respeito de um problema a ser resolvido funciona como um imã que irá atrair a todos e todos os meios e mecanismos necessários para sua resolução.

Em todos os níveis de governo é preciso viabilizar para que as expectativas de segurança social, que as pessoas tanto necessitam e almejam sejam asseguradas.

Governantes e Partidos Políticos não precisam apenas mudar o discurso, precisam mesmo é mudar suas práticas demagógicas e garantir o básico, principalmente às pessoas de baixa renda, através de políticas públicas nas áreas de segurança pública, educação, saúde, esporte e lazer, moradia, transportes públicos e melhores perspectivas de trabalho, mormente para jovens.

Os governantes precisam evitar o diálogo inoperante, buscar o entendimento e não medir esforços para evitar mais cadáveres. E não se esquecer de que priorizar o direito à vida dos seus concidadãos é dever de todos que optam pela vida pública.

* Conceição Cinti. Advogada e educadora. Especialista em Tratamento de Dependentes em Substâncias Psicoativas. Colunista de vários sites renomados.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário