segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

São as Comunidades Terapêuticas as Pioneiras no Mundo na Restauração de Dependentes em Substâncias Psicoativas doa a quem doer!


*Conceição Cinti

A título de sugestão, para quem deseja entender melhor o trabalho de Restauração de Vidas  de dependentes químicos  e acompanhar a trajetória da primeira Comunidade Terapêutica do mundo que ainda hoje tem sua sede ativa e espalhou essa bênção por mais 70 países, seguem alguns links, cuja finalidade é facilitar a sua busca. Entretanto, perdoe-me se os links indicados falharem. Valerá a pena procurá-los no YouTube. E se você deseja conhecer mais sobre a história da primeira Comunidade Terapêutica do Brasil poderá encontrar relatos no livro de Chaves, 2007.


As Comunidades Terapêuticas funcionam como pequenas comunidades nas quais todos os membros nela inseridos compartilham os seus dilemas e compreendem que as dificuldades pelas quais estão passando não são exclusivamente suas, mas fazem parte da vida de outras pessoas e esse fato por si só é alentador e terapêutico. E é exatamente nesse ambiente de convivência e de troca de experiências que dependentes químicos podem alcançar importantes transformações nas suas vidas, uma vez que nessas comunidades que acreditam e apostam na recuperação do ser humano eles terão oportunidades de aprender novos valores, comportamentos, capacidades e responsabilidades, que um dia pela força da dependência química acabaram por abandonar, e assim, poderão retomar os laços com a família e com a comunidade a que pertencem e com a sociedade, voltando a exercer sua cidadania de forma plena e digna.       
O atendimento voltado para a recuperação de dependentes químicos, caracterizado pelo tradicional tratamento em hospital psiquiátrico (que infelizmente acontece ainda hoje), ganhou uma atenção especial no início da década de 50 quando o Reverendo David Wilkerson fundou nos Estados Unidos a Comunidade Teen Challenge (Desafio Jovem), um ministério destinado a resgatar jovens. A iniciativa inovadora do pastor Wilkerson tinha o escopo específico de restaurar a vida de jovens dependentes químicos que já se encontravam profundamente comprometidos com a marginalidade. Seus primeiros contatos na realização desse trabalho ocorreu com as duas mais perigosas gangues da cidade de New York - USA.  O reconhecido evangelista norte-americano, David Wilkerson conseguia a conversão de dependentes químicos e pessoas envolvidas com a criminalidade através apenas através do poder da palavra em nome do Senhor Jesus.
Uma das maiores provas do trabalho de resgate do pastor David Wilkerson é a conversão de Nick Cruz, chefe de uma temida gangue de New York. Essa trajetória de recuperação de Nick Cruz, que durou cinco anos, foi contada por Wilkerson no seu livro autobiográfico A Cruz e o Punhal, um best-seller traduzido para vários idiomas e que se transformou num aclamado filme.


O pastor Wilkerson morreu aos 79 anos ao sofrer um acidente de carro no Texas em 27 de abril de 2011, deixando um legado precioso de amor ao próximo e a prova concreta de que a Restauração de Vidas é difícil, porém possível se o trabalho de resgate do ser humano for feito com compromisso e entrega por parte dos profissionais envolvidos, o que irá refletir não somente na restauração de um indivíduo, mas no bem estar de toda sociedade.

O maior legado deixado por Wilkerson com certeza foi o seu modelo de recuperação de jovens dependentes/delinquentes, que tem como pilar as comunidades terapêuticas. Essa influência se refletiu no Brasil em 1968, ano em que a Missionária Presbiteriana Ana Maria Brasil fundou no Estado de Goiás a primeira Comunidade Terapêutica no Brasil, chamada de Movimento Jovens Livres. No Brasil, essas comunidades surgiram por dois principais motivos: o pedido de socorro de pessoas dependentes ou de seus familiares às igrejas e demais instituições religiosas envolvidas e compromissadas com os problemas de ordem social da comunidade, ao contrário do Governo Federal, que nunca fez esse enfrentamento adequadamente; e a falta de preparo por parte do Poder Público que sempre banalizou o avanço das drogas no país, porque como sempre toda as desgraça começam pela base da pirâmide social, ou seja, as pessoas de baixa renda.
 A disseminação do modelo de tratamento através de comunidades terapêuticas aconteceu com a vinda de David Wilkerson ao Brasil em 1972, o que influenciou sobremaneira na abertura de centenas de Comunidades Terapêuticas em todo o território nacional (Chaves,2007). A expansão das comunidades terapêuticas também alcançou o movimento católico de assistência ao dependente de substâncias psicoativas, que no Brasil teve seu início com os trabalhos desenvolvidos pelo Padre Aroldo J. Rham, apartir de 1978, com a abertura da Fazenda Senhor Jesus destinada a atender essa categoria de pessoas.
Diante de tantas restaurações e de tantos resgates de seres humanos que aos nossos olhos não tinham saída e estavam condenados a morrerem vítimas da droga, seja gradativamente pelos problemas de saúde ou subitamente por overdose, ou ainda através da criminalidade, uma das consequências trágicas que inevitavelmente a droga causa, é impossível não acreditar na importante contribuição que as comunidades terapêuticas, juntamente com seu método inovador e singelo, trazem para a sociedade. Dessa forma, é imprescindível lembrar a necessidade da sociedade e também do poder público acreditarem e apostarem mais nessa grande iniciativa dentro do mundo da drogadição, que manipula e destrói indivíduos, família e sociedade como um todo! 
A título de sugestão, para quem deseja entender melhor o trabalho de Restauração de Vidas e acompanhar a trajetória da primeira Comunidade Terapêutica do mundo que ainda hoje tem sua sede ativa e espalhou essa bênção por mais 70 países, seguem alguns links para facilitar a busca. E se você deseja conhecer mais sobre a história da primeira Comunidade Terapêuticado Brasil poderá encontrar relatos no livro de Chaves, 2007.
  Saibamais sobre a trajetória de NickCruz:




Veja a sequência completa da restauração de Nick Cruz:






* Advogada e educadora. Precursora da Educação Restaurativa, com experiência de mais de três décadas em Tratamento de Dependentes de Substâncias Psicoativas e Delinquência Juvenil. Colunistas de alguns sites renomados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário