segunda-feira, 23 de outubro de 2017

QUAL O PAPEL DA IGREJA E DOS CRISTÃOS HOJE


*Conceição Cinti

             
Ao tratar sobre um assunto tão relevante como dependência de substâncias psicoativas e consequentemente da recuperação é impossível não falar do cristão e da Igreja e seu papel, frente a esse problema social. Fato que tem passado despercebido diante dela, ou nas piores das hipóteses negligenciada por ela, (com raras exceções). Na tentativa dessas de se aproximarem de Deus, e se tornarem demasiadamente “sobrenatural”, se afastam de Deus, por não entender um princípio simples e básico, ensinado na vida terrena de Jesus, que é imprescindível para uma igreja sobrenatural, o de ser ”humano”, ou seja, o de quanto mais humano a igreja buscar ser, mais sobrenatural ela se tornará.



De maneira alguma quero negligenciar o papel espiritual da igreja, mas pelo contrário, o de exaltar o seu poder diante do amor ao próximo. Jesus o maior exemplo do poder que há no amor, entendia o homem integralmente, ou seja, não fragmentava igual a muitas igrejas, a ponto de vê-lo como um espírito destituído de um corpo, onde o mesmo tem necessidades vitais. Ideias, porém que justificam o desinteresse de muitos pelos problemas da dependência química, a prostituição em geral (também a infantil), bem como o homossexualismo, que assolam nossa sociedade e por sinal também nossas igrejas.

A preocupação de Jesus sempre foi com o homem todo, a ponto de pregar, quando se via necessário o alimento espiritual, e o de dar o pão, quando havia fome orgânica, ou seja, sua preocupação era com as necessidades do homem e jamais com seus próprios interesses, como o faz a maioria das igrejas de nossos dias.

Jesus de maneira alguma iria negligenciar esse problema tão assustador que é a dependência de substâncias psicoativa, que ceifa tantos jovens em nossos dias. Quando veio a terra se preocupou com problemas do momento histórico em que esteve aqui, ensinando que essa deveria ser a preocupação das gerações futuras de cristãos e da Igreja, em seus determinados momentos históricos e que estaria com esses nessa tarefa.

A Igreja de Cristo tem passado por momento de sonolência espiritual, onde tem perdido sua condição de sal da terra e luz do mundo. Já não tem mais o gosto que tinha e nem mais o mesmo brilho, que antes reluzia. Dormir para um problema tão assustador, quanto o é a dependência química, da prostituição em geral, e em especial a infantil, é negligenciar o próprio poder de Cristo, de libertar e restaurar esses que estão nessa condição, ignorar esse fato é negligenciar a obra redentora de Cristo na cruz, para esses.
Na prática, o que vemos são cristãos mais centrados em seus próprios mundos, limitados aos cuidados das suas famílias, sem se importar com o que acontece com o próximo. Esquecemos que sem os cuidados do Senhor Jesus, em vão guardamos nossas famílias.

Reflita e voltemos a ser o Sal da terra e a Luz do mundo como continua desejando Jesus! Uma das nobres funções do Sal é a preservação. Se houvesse maior e mais investimento das Igrejas e dos cristãos em prevenção teríamos menos deterioração do ser humano, consequentemente, das famílias. Pense nisso!!

*Conceição Cinti Advogada e educadora. Especialista em Tratamento da Dependência de Substancias Psicoativas e Delinquência Juvenil. Com experiências nessas áreas de mais de três décadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário