domingo, 17 de dezembro de 2017

O Vereador é a pessoa que reuni melhores condições para em parceria com o povo acelerar as mudanças que o Brasil precisa. Pense Nisso!! (Parte I)

*Conceição Cinti 
(Parte I)
Há temas e fatos que pela sua importância e urgência não podem ficar de fora da agenda, de si quer, um vereador no Brasil.

O primeiro deles, a questão da Educação em Geral, em regime integral, e a Educação Especial (que traz em seu bojo a situação do menor em confronto com a lei, nunca antes encarada da forma adequada), e que, por causa dessa omissão   estamos atravessando décadas permitindo o assassinato dos nossos meninos e meninas, o que venho denominando de o “Holocausto Brasileiro”.


Porém, antes de tudo é imperioso que seja dado aos mestres brasileiros sua devida importância, sendo certo que essa categoria que deveria ser louvada anda de joelhos, literalmente humilhada, e isso é inaceitável.

Nunca se precisou tanto dos mestres como nos últimos anos. E falando em mestre me veio à mente a pessoa de Luiz Flávio Gomes, jurista por formação, mestre e educador por vocação. A propósito, um dos seus últimos artigos me chamou muito atenção, quando,  categoricamente, afirma: “Não é verdade que não há solução para corrupção no Brasil”. E mais, com acerto apontou didática e pedagogicamente em seu artigo, uma saída para a corrupção através do emprego da trilogia que segue: Repressão (já iniciada pelo mensalão e pela Lava Jato), Educação (incluindo a ética) e Vergonha.  Recomendo o referido artigo, porque não há como contestar a afirmativa do mestre.  Leia o Artigo Dr. Luiz Flávio Gomes 

Por favor, como não eu sou tão didática quanto deveria para abordar um tema tão relevante eu preciso da sua atenção para o meu raciocínio, cujo objetivo é colocar (ao longo de alguns artigos) a pessoa do vereador, no centro da discussão educacional e política, para demonstrar a você (que me segue no meu Blog), que dentro do atual Contexto Político do Brasil, a pessoa do vereador smj é quem reuni as melhores condições para ser (em parceria com os munícipes)o instrumento que poderá otimizar e acelerar o processo de crescimento econômico financeiro e de justiça social do nosso pais.

No Brasil temos 5.561 municípios e contamos com mais de 60.521 vereadores. Esse universo legislativo municipal é preciosíssimo para nação brasileira nesse momento de luta contra a corrupção. Por essa razão, é mister que cada munícipe conheça cada vereador da sua cidade.

Você conhece os vereadores da sua cidade? Você tem um vereador preferido? Alguém em quem você votou e acompanha o trabalho dele? Mas isso é imprescindível para que as coisas comecem a mudar na sua cidade, no Brasil. E é fato que quando conseguimos mudar um município ( quando um município consegue melhorar a qualidade de vida da sua população, através da prestação dos Serviços Públicos),de fato estaremos mudando um pedacinho do Brasil. Participe da mudança da sua cidade. Una-se aos vereadores seguindo e apoiando os trabalhos por eles realizados. Isso é participação democrática e necessária.

O meu amado e saudoso Sidney Cinti tem uma definição para o vereador que eu gosto muito, veja: “O vereador é o político que fica mais próximo do povo, e no mesmo nível de Poder do Prefeito, cujo objetivo ao ser eleito, é enxergar a dor do povo, e levar as demandas prioritárias e necessárias do município que representa ao conhecimento do Prefeito para serem solucionadas”. Ou seja: a primeira lupa sobre os problemas prioritários das massas carentes deve ser, e sem dúvidas são, os olhos de um vereador atento e compromissado com o crescimento qualitativo da sua cidade.

Então, querido, (a) como não manter camaradagem com o vereador, essa pessoa tão relevante para a sua comunidade? Como não segui um vereador? Apoiando suas boas iniciativas para nossa/sua cidade? Vamos juntos!!

É necessário que você não somente conheça os vereadores do seu município, mas que já tenha escolhido um deles como o seu representante.

Em matéria de Corrupção, no Brasil estamos sim vivendo uma “pandemia”, ou seja, a corrupção atingiu todo o continente brasileiro. Entretanto, é perfeitamente possível sairmos desse estado maldito. Mas para isso é necessário à junção da vontade política, com a vontade da sociedade civil (do povo), através de um pacto social.

E esse pacto/acordo social público se torna plenamente viável, através da pessoa do vereador que você elegeu para representar você. Sem a Vontade Política é impossível realizar qualquer obra, ou prestar os serviços prioritários e necessários que a sua cidade precisa, principalmente, combater a corrupção. E a pessoa apropriada para ir buscar e alavancar a Vontade Política (para construir as obras públicas que sua cidade precisa, e prestar os serviços públicos que as pessoas da sua cidade necessitam) é o vereador. Por essa razão o vereador irá precisar também do apoio incondicional da população, para exercer com excelência seu mandato.

Não somos imaturos de achar que iremos desenraizar a corrupção definitivamente, como num passo de mágica. Não. Por essa razão, e para que a corrupção seja contida em patamares aceitáveis é imprescindível que cada eleitor se constitua num agente social ativo, motivando e apoiando, mas fiscalizando, o relevante trabalho desenvolvido por cada vereador do seu município, e num trabalho de parceria com os vereadores da sua cidade fiscalizar o desempenho do Prefeito, e dos Deputados e Senadores eleitos com votos oriundos do seu município. Não troque seu voto por coisas pessoais. Com o seu voto você poderá mudar o destino do povo do sua cidade. Pense Nisso!!

O brasileiro está sim indignado com a situação em que se encontra o nosso pais, porque nunca antes fora exibido com tamanha profundidade a crise politica, moral e ética   do Brasil. Hoje sabemos que há infiltrações em todos os níveis de Poderes. Uns mais, outros menos, mas o certo é que há. 

Salta aos olhos que a corrupção se tornou cultural, por conta do “tal jeitinho brasileiro” e por essa razão será preciso pelo menos umas três décadas de combate ininterrupto, com investimentos e estratégias adequadas, para que possamos nos livrar dessa pecha.

Mas há uma boa notícia! É possível sair desse atoleiro em que foram enfiando o nosso pais ao longo das décadas. É perfeitamente possível. Vamos juntos!!

Mas não é Xingando os políticos, colocando todos no mesmo “balaio”, fazendo ameaças de que vai votar em branco, vai anular o seu voto, não. Isso não é indignação. Isso é falta de informação mesmo, amados (as). Não resolve!!  

Preste atenção: Também não ajuda tão somente se indignar, e nada fazer de concreto para ajudar efetivamente a sua cidade, seu Estado, a nação. Nós precisamos nos indignar e reproduzir essa nossa indignação somando os apoios das pessoas e materializando nossas atitudes, participando da vida publica diretamente do nosso domicilio, ou seja, da cidade onde residimos. Precisamos nos Unir Deliberadamente, porque Indignação sem Ação Ordenada é Inoperante e Inútil.

Temos ouvido algumas vozes bem intencionadas clamando pela Mobilização da Sociedade. De fato, não há como enfrentar essa bandidagem
 D I V I D I D O S.

Precisamos fazer tudo que está ao nosso alcance, inclusive ir às ruas quando convocados. Cada um dentro da sua comunidade, ou seja, cada um na sua cidade sabe o que deve fazer, e com quem deve se ajuntar, se o objetivo é vencer a corrupção.

Porque há uma praxe antiga, uma tendência deliberada dos velhos “caciques políticos”, que mobilizados, buscam a todo custo o continuísmo, do “status quo”, e para isso já estão deliberadamente construindo algumas candidaturas, e alguns nomes têm sido falado.

É preciso muita cautela para saber diferenciar o joio do trigo, e não permitir o continuísmo, com suas velhas praticas, dentre elas, a impunidade dos “quadrilheiros”, que vem saqueando o Brasil por décadas. Tipo crime continuado. Poderíamos inclusive para esse caso criamos a figura do assalto continuado. Entende?

O próximo Pleito Eleitoral, o de 2018, é importantíssimo sim. Porque será a partir das nossas Novas Escolhas, Ponderadas Escolhas, para Presidência da Republica, para Deputados Estaduais e Deputados Federais, Senadores, que encerraremos definidamente esse ciclo vicioso, e daremos início a outro momento político no Brasil. Tudo vai depender de nós. Exclusivamente de mim e de você!! Entente a grandeza do próximo Pleito Eleitoral? Poderá se tornar num Divisor de Águas. Uma Eleição Histórica para o Brasil!!

Precisamos está consciente que nessa luta pela estabilização econômica financeira e de justiça social do Brasil levaremos décadas de investimentos e que nada ocorrerá como num passo de mágica.

Na verdade os problemas que impedem o crescimento com justiça social no Brasil são estruturais, “basiquinhos”, mas que precisam ser admitidos, para serem priorizados, e definitivamente resolvidos.  Porque amados (as) essa omissão tem ceifado incontáveis vidas, de crianças, adolescentes e jovens, principalmente, pobres, pretos, periféricos e de poucas letras, o que eu insisto em denominar de “O Holocausto Brasileiro”. 

Precisamos sim acordar para a importância e a abrangência do trabalho que é realizado pela pessoa do vereador, e que poderá ser cada vez mais e melhor executado em prol dos municípios, e concomitante, do Brasil.

A limpeza política, moral, ética que tanto necessitamos e desejamos poderá ocorrer perfeitamente de baixo para cima.

De agora em diante, no Brasil, se torna imprescindível que nosso foco se fixe na vida pregressa dos candidatos que concorrerão ao próximo Pleito Eleitoral. Ficha suja jamais!!

Não esqueça, do que foi explicado no início desse  texto a respeito da importância do trabalho realizado pelo vereador. O vereador é sim o político mais próximo do eleitor, e com a força suficiente para transformar a sua cidade. Se somarmos força com os vereadores da nossa cidade seremos todos verdadeiros agentes sociais, na defesa do nosso município, e concomitantemente, do Brasil. O Brasil é constituído por de 5.560 municípios. E temos um universo de mais de 60.561 vereadores. Pense Nisso!!

*Conceição Cinti. Advogada e educadora. Especialista em Tratamento de Dependente de Substancias Psicoativas e Delinquência Juvenil, com experiência de mais de três décadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário