quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

O Vereador é a pessoa que reuni melhores condições para em parceria com o povo acelerar as mudanças que o Brasil precisa. Pense Nisso!! (Parte II)

*Conceição Cinti 
(Parte II)
O Prefeito quantitativamente representa mais os pobres e miseráveis (pois a maioria dos votos que ele recebe vem das massas pobres), mas na prática, não é a essa categoria de pessoas que é dedicado a maior parte do que é arrecadado nos municípios com os impostos e taxas, além das verbas graúdas de outras fontes, que lhe são repassadas pelo Estado e a União. E sem dúvidas, a pessoa adequada para garantir que haja uma melhor distribuição dessas verbas é o vereador.

Sim essas distorções no emprego do dinheiro público poderão ser consertadas com a efetiva participação de vereadores criteriosos, que certamente farão toda a diferença dentro do contexto social do município que representam.

  
O vereador poderá zelar garantindo a aplicação correta das verbas públicas, e dessa forma assegura a viabilidade dos serviços estruturais, básicos, como, por exemplo: A imprescindível educação, a não menos importante saúde pública, o transporte público, e tudo o que mais couber no que denomino de “Kit de melhoria de vidas das pessoas de baixa renda”, (que sabemos carece de maiores investimentos para prevenir todas as formas de violência, e as incontáveis mortes), principalmente de jovens, que há décadas vem morrendo no nosso país sem que essas mortes sejam si quer contabilizadas, porque esses jovens são destituídos de qualquer forma de poder. E isso é inaceitável. 

Ora se é através do investimento do dinheiro arrecadado com impostos e taxas, (somados as verbas estaduais e federais), que o  Prefeito vai poder melhorar a qualidade de vida dos munícipes, não há como excluir, ou banalizar a importância da participação popular no Orçamento Municipal.

Por isso, o trabalho em parceria com os vereadores é imprescindível. Sim, os Vereadores e o Povo em ativa participação popular são indivisíveis. E essa parceria garantirá não apenas que sejam alocados recursos financeiros para execução das obras prioritárias e necessárias no seu município, como também evitará desperdício, e a temível corrupção!
 
É verdade, que ao se tornar Prefeito de uma cidade, o cidadão eleito (a) passará a responder pela gestão dos Recursos Públicos para melhoria de vida de pobres e também ricos. 

Também é verdade, que as pessoas ricas independem do dinheiro público para ter qualidade de vida. Elas não precisam das creches e escolas públicas, nem da saúde pública, nem das casas populares, nem do transporte público, nem dos preciosos cursos profissionalizantes gratuitos, nem das imprescindíveis práticas esportivas, culturais e do entretenimento que ajudam nossas crianças, adolescentes e jovens de baixa renda, a não serem cooptados mais facilmente pelo crime organizado.

Hoje morre no Brasil, dezessete jovens pobre, preto, periférico e de poucas letras, por dia. Isso é o que venho denominando de o “Holocausto Brasileiro”. Inaceitável!

As pessoas de baixa renda para adquirir tais prioridades ficam totalmente à mercê do executivo, sua única fonte para ter acesso a essas provisões. Por essa razão, não há como você ficar de fora da analise do desempenho do Prefeito da sua cidade, em cada um desses nichos citados acima. Porque é através desses investimentos públicos em áreas prioritárias, e, ou, necessárias, que será possível corrigir e fazer mudanças para permitir uma melhor qualidade de vida para as pessoas garantindo uma melhor distribuição de renda e justiça social.

Em geral as pessoas abastadas têm todos estes recursos às próprias custas, mas necessitam sim, de algo muito mais precioso, mas que ainda não se deram conta: Que dependem de Segurança, para poderem desfrutar em paz seus bens. Mas, precisam se conscientizar que não terão paz enquanto se multiplicarem as diferenças e indiferenças sociais.

Contudo, com raríssima exceção, são os ricos e os detentores do Poder, muito gananciosos e egoístas (Vide Lava-Jato e Políticos de todos os matizes envolvidos).

Por essa razão é imperioso a fiscalização pelos munícipes, do desempenho e participação nas atividades desenvolvida por cada vereador, e também do prefeito. Porque virou tradição cultural, o Executivo transformar o Poder Público em “Balcão de Negociatas” ( se associando para isso a maus e gananciosos políticos e empresários) e formando com eles as “quadrilhas políticas”, que em nada se diferenciam das “quadrilhas” lideradas pelo “crime organizado”.

Nesses seus integrantes são na maioria constituída por pessoas pobres e de poucas letras, enquanto que pela Passarela da Corrupção temos visto atônitos desfilar homens “ricos de berço”, e a maioria deles intelectuais. Gente que faz cara e pose de gente seria e é marginal. Portanto, digno de punição, nas mesmas condições que qualquer delinquente. Não podemos continuar permitindo que se faça acepção de pessoas, quando chega na hora de se efetivar a pena, porque a impunidade além de injusta favorece a corrupção.

E o Executivo? O executivo deve ser antes de tudo um excelente gestor de pessoas, porque somente quando há compromisso com a melhoria da qualidade de vida da população de baixa renda é que teremos a certeza de que cada centavo do dinheiro público será administrado e gasto adequadamente e com lisura.

Assistindo os noticiários televisivos vemos que o problema da corrupção reside no egoísmo e na ganância. No despudor dos poderosos, seja ele do executivo, do legislativo ou do judiciário, (em conluio com o setor privado), o que ao longo das décadas têm contribuído fortemente para a injustiça social gerando o caos no Brasil, muita violência e muitas mortes, principalmente de jovens pobres, negros, periféricos e de poucas letras. Inaceitável!!

Por que precisamos mobilizar a sociedade civil em parceria com os vereadores? Porque os vereadores são os políticos mais próximos do povo, portanto é mais fácil para dialogar com eles, influenciá-los e motivá-los. Sensibilizá-los para a Reconstrução do Brasil começando pelo município. Mas temos pressa, porque até nos municípios mais remotos, já há a mesma postura do toma lá dá cá, que reina no Jaburu e no Alvorada.

Esperar que a “farra com o dinheiro público” cesse de cima para baixo já deu para ver que é uma tarefa impossível de acontecer.

Já no município, onde todos se conhecem pelo nome, a visibilidade dos atos, atitudes, práticas é total. Também facilita muito a fiscalização e, portanto, é a melhor saída para o controle do desempenho de todos: Prefeito, Vereadores e Empresários. Pense nisso e se engaje!!

Acredito nesse trabalho de “formiguinhas” e se o Brasil se mobilizar nesse sentido, junto com os vereadores passaremos a serem milhões delas.

Por exemplo, os Estado são dividido em Regiões Administrativas (e assim ocorre com cada Estado da Federação), cada Região Administrativa, é composta por varias cidades. Por exemplo, a cidade de Araçatuba é sede de uma Região Administrativa do Estado de São Paulo, que compreende 43 cidades. Todas elas têm uma câmara municipal, com seus respectivos vereadores.

Também há um maior entrosamento dos vereadores nessas regiões por causa da proximidade entre as cidades, o que permite ao povo ter também um melhor controle do desempenho dos deputados e senadores.

Mas precisamos ficar atentos porque esses candidatos à maioria vem de cidades distantes da nossa e costumam cair de paraquedas apenas em épocas de eleições, se utilizam dos votos do seu município, sem nenhum compromisso com sua cidade.

Fique atento porque esses candidatos geralmente procuram os vereadores, ou uma liderança qualquer da sua cidade, inclusive lideranças eclesiásticas.
   
Se vocês munícipes não tratarem desse assunto, vocês automaticamente estarão delegando que alguém faça isso por vocês. E alguém negociará esses votos em troca de benfeitorias, que quase sempre não beneficiará seu município.

É assim que se moraliza um município. Impedindo que a corrupção aconteça em todas as áreas. E quando conseguimos moralizar um município, estaremos moralizando um retalho significativo do Brasil. E assim, cada pessoa juntamente com seu vereador pode e deve atuar no seu município. É assim, que se modifica hábitos e se transforma uma cidade.

Para isso, repito que é imprescindível que cada cidadão participe ativamente do trabalho de cada vereador da sua cidade. Com essa pratica o município terá condições de planejar e realizar as obras prioritárias e necessárias, que seu município necessita. E o vereador combativo e compromissado, com certeza terá sua reeleição garantida e muitos avançarão mais, e deslancharão suas carreiras políticas para fora suas comarcas.

Lembre se que para passarmos o Brasil a limpo é imprescindível que os municípios elejam seus próprios Deputados Federais e Estaduais. Pense nisso!

Mobilize se já. Essa luta com a sua participação alcançará o apoio de cada vereador dos 5.561 municípios. O importante é começar. Dê os seus passos pela Mobilização Social e a Reconstrução Política do Brasil começando ai pela sua cidade.

Muitos virão naturalmente, porque a vocação deles também é construir uma sociedade melhor. E a outra parte?  A banda podre? Também virá constrangida pelo peso da lupa do povo. Nessa luta entre o bem e o mal, como em qualquer outra luta, vai ganhar quem mais se esforçar.

Façamos nosso esforço pelo bem do Brasil, começando pelo nosso município. Essa saída é a meu ver, a fresta que permitirá a retomada da dignidade moral, ética, política, econômica financeira com mais brevidade.  Se agirmos assim e mobilizados penso ai numas três décadas, para nos recuperarmos dessa pecha se começarmos logo. O resto amados (as) é tudo para “Inglês Ver” ou se preferir: Conversa de “Periquito Australiano”, como dizia meu saudoso e amado marido Cinti.

*Conceição Cinti. Advogada e educadora. Especialista em Tratamento de Dependentes de Substancias Psicoativas e Delinquência Juvenil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário